Criando cenários para o X-Plane


 
Olá amigos, é notório que o X-Plane 10 carece de cenários detalhados, principalmente na região do Brasil. Muitas vezes nos deparamos com aeródromos que possuem apenas uma pista e nada mais. Existem alguns cenários que podem ser baixados gratuitamente. Mas nem sempre tem disponível aqueles aeródromos da região que estamos voando. Felizmente, o X-Plane oferece ferramentas para que os usuários possam criar e editar seus próprios aeroportos. Como também, existe uma grande comunidade que contribuem com bibliotecas (coleção de objetos) para detalhar ainda mais esses projetos. Para aqueles que gostariam modificar os cenários da sua região e contribuir com a comunidade da simulação, eu fiz um tutorial ensinando passo-a-passo como criar aeroportos e cenários fotoreais (como chamamos o relevo que utiliza imagens de satélites).

Dividi o tutorial em 7 partes, a abaixo faço uma pequena descrição do conteúdo de cada vídeo.

 

Parte 01:

  • Visão geral do projeto
  • Iniciando com um cenário padrão.
  • Aquisição de imagens de referência.
  • Montando a imagem de background no photoshop
  • Copiando e colando imagens de referência.
  • Definindo tamanho da imagem

Parte 02:

  • Onde baixar o WED
  • Onde conseguir informações oficiais sobre os aeródromos.
  • Iniciando um projeto no WED.
  • Importando dados do aeródromo default no WED.
  • Alterando as características da pista.
  • Importando imagem de referência para o WED.

 

Parte 03:

  • Rotacionando a imagem no photoshop.
  • Posicionando a imagem no WED.
  • Criando e editando pátios e taxiwais.
  • Adicionando e editando linhas de taxiway.

Parte 04:

  • Testando o cenário
  • Criando cenário fotoreal:
  • Baixando o Tilemage.
  • Criando tiles para o projeto.
  • Importando e posicionando tiles.
  • Criando Draped Polygons.

Parte 05:

  • Editando as cores da imagem.
  • Posicionando objetos:
  • Adicionando tower view.
  • Adicionando posições no pátio.

Parte 06:

  • Bibliotecas adicionais:
  • Baixando e instalando a OpensceneryX Lib.
  • Baixando e Instalando a Ruscenery Lib.
  • Baixando e Instalando a R2 Library.
  • Utilizando os objetos.

Parte 07:

  • Criando uma cerca.
  • Adicionando iluminação.
  • Criando grupo de objetos.
  • Editando nome das posições de pátio.
  • Visualizando o resultado final.

 

Fiquem a vontade para tirar dúvidas e enviar sugestões.

Bons voos!


sobre Joz

Especialista em navegação aérea, piloto privado, controlador de tráfego aéreo, formado em Computação pela UFRPE e técnico em Telecomunicações ETFPE.


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6 thoughts on “Criando cenários para o X-Plane

  • Jose Antonio Assis

    Olá Joz, tudo bem?
    Primeiro, parabéns pelos tutoriais, estou aprendendo muito com eles.
    Eu estou usando o G2xpl para gerar Photoreal para o X-plane, minha dúvida é o seguinte; Tem como colocar prédios 3d nesses photoreais?

  • Gustavo Argenta

    Olá,

    Segui os passos do seu tutorial para elaborar um terminal, ao invés de utilizar o GIMP, utilizei o photoshop, porém ao importar o objeto para o x-plane dá problema. Se a imagem está com 600 dpi, o wed lê normal, porém o X-plane não abre por ser muito pesada a imagem. Mas se está em 150 dpi a imagem, o x-plane até abre, porém a textura não fica no local que deveria. Fica tudo errado no projeto. Saberia dizer alguma solução?